fbpx
EMPREENDEDORISMO

MENTORIAS

TRABALHAR, ENSINAR E APRENDER

Minha experiência com a Yunus Negócios Sociais abriu caminho para as mentorias para desenvolvimento de negócios focados em redução da pobreza, desigualdade, mas mantendo a viabilidade financeira. Nem sempre é fácil, mas vou mencionar duas iniciativas com as quais tive a oportunidade de trabalhar e aprender.

 

RIBON

O Ribon é uma iniciativa espetacular. Estudantes da UnB inventaram um aplicativo que te envia textos positivos. São boas ideias e iniciativas ambientais ao estilo de "reportagem do bem" injetando esperança no seu celular. Os textos são patrocinados e, quando você lê, o patrocinador paga uma tarifa ao Ribon. O negócio social pega parte do valor para pagar custos e divide a outra parte com o leitor. Com este crédito, você pode destinar recursos para campanhas humanitárias internacionais auditadas por organismos consolidados nesse tema. E o melhor: você doa para quem escolher, mas o dinheiro não é seu, é do patrocinador.

TRAÇOS

A Revista Traços é um modelo de como entender e, realmente, ajudar a mudar a cidade onde moramos. Com uma qualidade editorial espetacular, a revista é vendida mensalmente por 10 reais. Quem vende são pessoas em situação de rua, os porta-vozes. A cada revista vendida, o porta-voz fica com 7 reais. O restante volta para a ONG. O sistema parece simples, mas provocou uma revolução em Brasília. Tenho muito orgulho de ter participado ao lado da equipe maravilhosa da Traços.